- Área: 19670 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Guy Wenborne
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício universitário se localiza em um bairro típico de preservação histórica no centro de Santiago.
O desafio deste projeto foi criar um edifício novo e moderno entre as casas históricas, além da restauração de cinco delas que formam parte do projeto.
Normas de planejamento proibiam alterações nas fachadas principais das casas históricas. O desafio foi criar novos edifícios que se equilibrassem com o forte contexto das casas existentes e o programa exigente a ser desenvolvido interna e externamente.
O projeto se divide em três áreas principais que são facilmente alcançadas para criar conexões entre si, resgatando as atividades universitárias e o estilo de vida da vizinhança.
Estas três áreas principais são interconectadas entre todos os recintos, e criam pátios que dividem os diferentes volumes.
Isto cria espaços com atmosferas especiais entre a arquitetura regular e racional e geometrias convencionais que respondem a requisitos internos e externos.
O esquema da universidade é funcional. O piso térreo é dedicado a áreas comuns como o hall de entrada, a recepção, cafeteria, áreas administrativas, entrada da biblioteca e todos os pátios cobertos e descobertos.
Os níveis subterrâneos são usados como parte da biblioteca, laboratórios de informática e áreas clínicas e educacionais. Os pavimentos superiores são utilizados para salas de aula.
Por causa dos pátios, todas as salas de aula e áreas públicas possuem muita luz e transparência, sendo possível visualizar todas as atividades da universidade enquanto se caminha pelo edifício.
Sustentabilidade
O projeto foi pensado com um sistema de controle de aquecimento solar para minimizar o uso de sistemas de apoio. O nível de conforto é suficientemente alto para evitar a necessidade de resfriamento ou aquecimento.
O tratamento externo das fachadas, mantendo uma aparência contemporânea e natural, é tão minimalista quanto possível, reduzindo a necessidade de manutenção e destacando a arquitetura das casas históricas.
O material escolhido foi cerâmica em placas NBK, usadas como revestimento das janelas, que rotacionam para permitir a entrada de luz e manter o controle solar ideal.